19.11.09

147 - Av. 1º de Maio

O Primeiro 1º de Maio, aconteceu em 1886, em Chicago quando milhares de trabalhadores sairam à rua, numa manifestação pacifica, exigindo a redução da jornada de trabalho para
8 horas.
A policia dispersou os manifestantes, não sem antes ter morto várias dezenas de trabalhadores.
A 5 de Maio do mesmo ano, foi organizada nova manifestação, na sequência da qual foram presas 11 pessoas, 3 das quais condenadas a prisão perpetua e 4 foram mesmo executados.
Mesmo assim a luta não parou e em 1888, foi reconhecida a inocência dos trabalhadores detidos.
Reunido o Congresso Operário Internacional, em Paris, foi decretado o dia 1º de Maio, como o dia do trabalhador em homenagem a todos quandos lutaram pela causa, (dia de Luta e de Luto) mas só dois anos depois em 1890, os trabalhadores americanos conquistam o direito à jornada de trabalho de oito horas.
Em Portugal, a jornada de oito horas de trabalho só foi consagrada para os trabalhadores do Comércio e Industria, em 1919.
Em 28 de Maio de 1926, com o início da ditadura, são suprimidas as liberdades fundamentais e o 1º de Maio é proibido. As iniciativas de comemoração são alvo de repressões e perseguições, porém, no 1º de Maio de 1962, dezenas de milhares de trabalhadores saem à rua, em Lisboa, Porto, Setubal e em mais uma dezena de localidades.
Os assalariadas Rurais do Alentejo e Ribatejo, entram também em greve e conseguem impor a jornada de 8 horas de trabalho.
No entanto, só depois da Revolução de 25 de Abril de 1974, se poderia voltar a comemorar o 1º de Maio, numa impressionante manifestação que trouxe para a rua, só em Lisboa, cerca de 500.000 trabalhadores, ocorrendo o mesmo em todas as capitais de Distrito do País.

Sem comentários:

Enviar um comentário