19.11.09

153 - Av. Aquilino Ribeiro

Aquilino Gomes Ribeiro, nasceu em Tabosa do Carregal, Sernancelhe, a 13 de Setembro de 1885.
Filho de Mariana do Rosário Gomes e do padre Joaquim Francisco Ribeiro, viria a falecer em Lisboa em 27 de Maio de 1963.
Tendo-se ligado aos partidários da Revolução Republicana, acaba por ser preso. Evade-se e exila-se em França e Alemanha.
Consta que volta a Portugal depois da Proclamação da Republica em 1910, há porém quem defenda ter sido sua a terceira carabina no Terreiro do Paço.
Em 1914 encontra-se de novo em Paris, mas devido à eclosão da 1ª Guerra Mundial regressa a Portugal.
Dá aulas no Liceu Camões em Lisboa, por convite de Raul Proença entra para a Biblioteca Nacional como bibliotecário.
Liga-se ao grupo da "Seara Nova", publicação de difusão dos ideais republicanos. Em 1927, vê-se implicado na revolta frustrada contra a ditadura militar imposta em 28 de Maio de 1926, sendo por esse motivo, obrigado a refugiar-se de novo em Paris. De regresso a Portugal, volta a participar numa acção anti-regime (no chamado movimento do regimento de Pinhel), mas é capturado e levado para a prisão do Fontelo, em Viseu, donde foge e mais uma vez para Paris.
Regressa definitivamente a Portugal em 1932.
Escritor de vulto da Literatura Portuguesa, "Terras do Demo", "Andam Faunos pelos Bosques" e "Quando os Lobos Uivam", são três dos seus romances mais conhecidos, este último publicado em 1958, será apreendido pela censura e motivo para um processo em tribunal. Publicou também novelas, ensaios e biografias.

Sem comentários:

Enviar um comentário