18.11.09

112 - Praceta João de Deus

João de Deus Ramos Nogueira, nasceu a 8 de Março de 1830 em São Bartolomeu de Messines.
Durante a sua infância estudou com o pároco da sua aldeia e mais tarde foi para o seminário de Faro onde estudou aritmética, latim, português... preparando-se com conhecimentos sólidos para um futuro sacerdote porém não era esse o futoro escolhido por João de Deus. Decidiu então que faria o curso de Leis ou Matemáticas.
Tinha 19 anos quando saiu do seminário e se matriculou em Direito na Universidade de Coimbra
Em 1851 de regresso a Coimbra depois de um tempo em S. Braz de Alportel, iniciou a escrita da poesia a que dedicou parte da sua vida cujo tema é sempre o amor e a mulher.
Terminado o curso em 13 de Julho de 1859, fica em Coimbra, tornando-se colaborador dos jornais, Estreia Litteraria, Atheneu, Preludios Litterarios, Academico, Instituto, Phosphoro e Tira-Teimas, e traduz obras do francês para o português, enquanto que as suas poesias ganham fama no meio académico.
Foi eleito (contra sua vontade) como deputado Assembleia Nacional 1868.
Escreverá em 1870, a pedido do Sr. Rovere, um método de leitura a que chamou Cartilha Maternal. Com Casimiro Freire, fundou a Associação de Escolas Móveis pelo Método João de Deus em 1882. Começou a dar formação gratuita de Cartilha Maternal ou Arte de Leitura, Arte de Escrita e Arte de Contas em sua casa a adultos que iriam trabalhar como professores do Método João de Deus, percorrendo o país em missões de alfabetização.
Foi agraciado pelo Rei D. Carlos com a Grã Cruz de Santiago que fez questão de pessoalmente se deslocar a casa de João de Deus no dia em que faz 65, anos estando este já debilitado pela doença.
Faleceu a 11 de Janeiro de 1896 e no dia 1de Dezembro de 1966 foram os seus restos mortais trasladados para o Panteão Nacional.



Sem comentários:

Enviar um comentário