19.11.09

132 - Praceta Camilo Castelo Branco

A 16 de Março de 1825, nascia em Lisboa, na Rua da Rosa, ao Bairro Alto, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, o qual ficou órfão de mãe logo no primeiro ano de vida viria a ficar órfão de pai, aos 10 anos de idade.
Vai viver para Trás-os-Montes, para casa de uma tia e depois para casa de uma irmã. Casou aos 16 anos de idade, com Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira, porém aos 20 anos já era viúvo. Camilo irá viver amores tumultuosos e várias paixões durante a sua vida boémia.
Apaixona-se por Ana Placito, esta porém casa-se com um brazileiro. Camilo rapta Ana e os dois acabam presos numa cadeia da relação do Porto. Julgados, foram absolvidos do crime de adultério e vão viver juntos em S. Miguel de Seide, sem no entanto deixar a vida de boémia e jogo. Contam-se no entanto a seu respeito histórias de grande humanidade. Trabalha a uma velocidade incalculavel publicando as suas novelas nos jornais da época para sustentar a familia. Além do autentico romance que foi a sua vida, deixou-nos uma vasta obra, (durante quase 40 anos, escreveu mais de duzentas e sessenta obras) composta de novelas e romances dos quais o mais conhecido é "O Amor de Perdição". Pessoalmente e perdoem-me a intromissão prefiro a novela "A Bruxa do Monte Córdova"
Causada pelo mal que aflige o final do século, a sifilis, Camilo fica cego e ao saber que a cegueira é incurável, pelas 15h15 de 1 de Junho de 1890, aperta o gatilho do revólver contra a têmpora direita, vindo a falecer às 17h00 desse mesmo dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário